Voltar ao Início
É já amanhã: Fórum Transportes e Logística debate corredores de desenvolvimento e integração das infraestruturas nacionais
Os desafios da transformação de Angola num polo regional de transporte e logística estarão no centro da segunda edição do Fórum Transportes e Logística do jornal Expansão, que decorre no dia 26 de Junho, amanhã, no Centro de Convenções de Talatona (CCTA).
Sob o tema "Corredores Logísticos e de Desenvolvimento", o encontro reunirá governantes, reguladores, operadores e investidores para analisar o papel das infraestruturas de transporte na diversificação da economia e no reforço da competitividade do País.
Num momento em que Angola acelera investimentos em aeroportos, portos, caminhos-de-ferro e plataformas logísticas, o fórum pretende promover uma reflexão sobre os principais constrangimentos e oportunidades do sector, com especial enfoque na integração das diferentes redes de transporte e na criação de corredores capazes de impulsionar o comércio e atrair investimento privado.
Assim, a abertura será feita pelo ministro dos Transportes, Ricardo Viegas D'Abreu, seguindo-se um conjunto de apresentações técnicas e uma mesa-redonda que reunirá alguns dos principais responsáveis públicos e privados ligados à cadeia logística nacional.
Entre os oradores confirmados estão Eugénio Fernandes, director-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que abordará a interligação das três linhas ferroviárias nacionais, e representantes da Direcção de Construção de Estradas do INEA, que apresentarão uma análise sobre o estado atual e as perspectivas de desenvolvimento da rede rodoviária.
Já Pedro Neto, CEO da Eaglestone, irá explorar o potencial dos corredores logísticos enquanto instrumentos de atracão de investimento privado e dinamização económica.
Um dos momentos centrais do fórum será a mesa-redonda dedicada aos desafios operacionais e às oportunidades de crescimento do sector. O painel contará com a participação de Alberto Bengue, PCA do Porto de Luanda; Manuel Filipe Júnior, PCA da SGA; António Cruz, PCA dos Caminhos de Ferro de Moçâmedes; Ottoniel Manuel, administrador executivo da Lobito Atlantic Railway; Paula Bartolomeu, administradora executiva da ARCCLA; e Carla de Prado, representante do Departamento de Serviços Aduaneiros da AGT. A moderação estará a cargo de João Armando, director do Expansão.
O encerramento será conduzido pela Associação dos Logísticos de Angola, que apresentará as principais conclusões e recomendações resultantes dos debates, com enfoque nas medidas necessárias para reforçar a competitividade logística e acelerar o desenvolvimento económico e social do País.
Gostou deste artigo?
Partilhe com os seus amigos ou explore mais funcionalidades do Falanga.
Descarregar App Falanga